Lista de docentes de CAP

Lista de Docentes de Ciências da Arte e Património

 

Alice Nogueira Alves

Conservadora-restauradora. Terminou o seu doutoramento História da Arte, Património e Teoria do Restauro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2009, e o seu Pós-doutoramento em Belas-Artes, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 2017.

Área de especialização:

História e Teoria do Restauro; Conservação e Restauro; Conservação Preventiva; Património.

Linha atual de investigação:

História e teoria do restauro; Preservação de objetos e acervos; Museologia; Novos Patrimónios.

 

Ana Bailão

Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Investigadora do CIEBA e colaboradora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Tomar e colaboradora do Centro de Física e visão das cores da Universidade do Minho. Doutorada em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela UCP.

Área de especialização:

Conservação e restauro (C&R) de pintura de cavalete: documentação, visão das cores, estudo de novos materiais para a C&R, a reintegração cromática, a preservação da arte contemporânea.

Linha atual de investigação:

A reintegração cromática; uso de novas tecnologias e novos materiais para a conservação e restauro.

 

Ana Sousa

Licenciada em Artes Plásticas – Pintura (2003), mestre (2007) e doutora (2016) em Educação Artística, pela FBAUL. Leciona no Mestrado em Educação Artística e no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, ambos da Universidade de Lisboa, desde 2009. Desenvolve estudos, de natureza colaborativa e construtivista, que tem apresentado em conferências nacionais e internacionais.

Área de especialização:

Formação de professores de artes visuais (2007) e, mais recentemente, na didática das artes visuais (2016), desenvolvendo estudos sobre história do currículo e abordagens didáticas contemporâneas.

Linha atual de investigação:

As estórias na história (do currículo) no âmbito da aprendizagem/ensino das artes visuais.

 

Cristina de Sousa Azevedo Tavares

Doutoramento em História de Arte Contemporânea (FCSH_UNL.,2000).Mestre em História da Arte Contemporânea (FCSH_UNL, 1984)  Licenciatura em Filosofia pela FLUL (1979). Professora Associada da FBAUL. Diretora da Área de CAP. Investigadora integrada do CFCUL( Head de Ciência e Arte) e colaboradora do CIEBA. Docente nos programas doutorais em associação PD-FCTAS (CFCUL) e PD-EA (IEUL, FBAUL, FBAUP e ICEUP).

Área de Especialização:

Publica regularmente e exerce atividades diversas nas áreas de História da Arte Contemporânea e em Portugal, Estética, Curadoria, Teoria da Critica da Arte.

Investigação Atual:

Arte, curadoria, teorias da arte, estética e filosofia, arte e ciência.

 

Cristina Pratas Cruzeiro

Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT com o projecto “Colaboração e Colisão: Intervenção pública e política da arte” no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É investigadora integrada do IHA-FCSH e colaboradora do CIEBA – FBAUL.

Área de Especialização:

Ciências da Arte; Arte Contemporânea; Teoria da Arte

Linha atual de investigação:

Articulação da arte com a política: arte pública; arte de cariz comunitária; arte activista.

 

Eduardo Duarte

Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1990); Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997); Doutor em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2007). Professor de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Coordenador do Mestrado em Museologia e Museografia. Membro integrado do CIEBA.

Área de Especialização:

Desenho do século XIX, Escultura dos séculos XIX e XX, Arquitetura e tratadística dos séculos XVI-XVIII.

Linha atual de investigação:

História e Teoria da Escultura Portuguesa; Museologia e Conservação do Património.

 

Elsa Garrett Pinho

Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (FBAUL, 2014), com tese na área da Museologia, Mestre em Museologia e Museografia (FBAUL, 2004), Licenciada e Pós-graduada em História da Arte, pela FLUL (1991) e Bacharel em Turismo, pelo ISLA. Em 1992 iniciou atividade nos museus nacionais. Desde 1998 é Técnica Superior do IPM/IMC e DGPC (gestão do património cultural). Investigadora de pos-doct no CIEBA. Leciona no Mestrado de Museologia da FBAUL desde 2005.

Área de Especialização:

Museologia (documentação e gestão das coleções), Património cultural móvel e História da Arte

Linha atual de Investigação:

Projeto de pos-doct: A mobilidade das coleções e a internacionalização dos museus portugueses (1974-2016)

 

Fernando António Baptista Pereira

Doutoramento em Ciências da Arte (FBAUL). Curso de Museologia pelo IPPC (1982-84). Licenciado em História (1976, FLUL). Professor Associado da Área de Ciências da Arte e do Património na FBAUL. Membro integrado do CIEBA, onde dirige a Linha de Investigação Transversal «Identidade, Memória e Património». Organizador de vários Museus em Portugal e em Macau e Curador de Exposições de História e de Arte, em Portugal, em Espanha e no Brasil.

Área de Especialização:

Arte Portuguesa e Flamenga dos séculos XV e XVI; teoria e história das imagens; narrativa visual; teoria e história da museologia.

Linha atual de Investigação:

Narrativa na Arte. Ekphrasis na História da Arte e na Museologia. Obra de Francisco de Holanda.

 

Fernando Rosa Dias

Doutoramento em Ciências da Arte (FBAUL) com o tema A Nova-Figuração nas Artes Plásticas em Portugal (1958-1975). Mestre em História da Arte Contemporânea (FCSH-UNL). Licenciado em Design de Comunicação (FBAUL). Professor Auxiliar da Área de Ciências da Arte. Coordena 1º ciclo da licenciatura de CAP. Presidente da Comissão Científica do Doutoramento em Artes Performativas. Membro integrado do CIEBA. Criação e coordenação da Revista Convocarte.

Áreas de Especialização:

Arte Moderna e Contemporânea em Portugal; Crítica de Arte em Portugal; teorias da imagem; relações entre artes plásticas e cinema; vanguardas artísticas; teoria sobre a investigação em artes.

Linha actual de investigação:

Discursos sobre Arte; Arte Moderna em Portugal.

 

João Peneda

Licenciado e pós-graduado em Filosofia pela FCSH-UNL.  Doutorado em Ciências da Arte/Estética: Contributo da teoria e prática psicanalíticas de Freud e de Lacan para a Estética. Docente na FBAUL desde 1992: Estética, Estudos Culturais, MTI, Psicologia da Arte, PTAP, TBDE, História da Arte e doutoramento em Educação Artística (IE-UL). Coordenador do 3º Ciclo. Investigador no CIEBA. Autor de publicações na área da estética, filosofia, psicologia e psicanálise.

Área de especialização:

Estética (pensar a arte, criatividade, experiência/obra e sentir/apreciação) a partir das abordagens filosóficas, psicológicas, psicanalíticas e transpessoais.

Linha atual de investigação:

Pensamento sobre arte/design e o sentir em geral. Articulações entre a arte, a ética e o espiritual.

 

José Carlos Pereira

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes, é licenciado em Filosofia, defendeu provas públicas de mestrado em Teorias da Arte, e doutorou-se em Estética na Universidade de Lisboa. Orientou dissertações de mestrado nas áreas das Ciências da Arte e do Património (CAP), da Escultura (Escultura Pública e Estudos de Escultura), da Pintura, e da Arte Multimédia, assim como teses de doutoramento na área de CAP.

Área de Especialização:

A área de especialização é a Estética, em articulação com as Teorias da Arte (séc. XIX-XX).

Linha atual de Investigação:

Romantismo, no Modernismo e na Arte Contemporânea (escultura, fotografia, e artes performativas).

 

Luís Jorge Gonçalves

Doutorado em Ciências da Arte com a tese “Escultura Romana em Portugal: uma arte do quotidiano”. Docente de História da Arte I, arte Pré-Histórica, Antiga e Medieval, de Museologia, Arqueologia e Património e História da Arte Brasileira. Investiga nessas áreas com publicações sobre esses temas e as suas complementaridades.

Área de Especialização:

Ciências da Arte e do Património. Estudos comparados de património, arte e arqueologia pré-histórica e romana e museologia. Arte brasileira.

Linha atual de Investigação:

Narrativas, Identidade, Memória e Património

 

Maria João Ortigão

Área de Especialização:

Linha atual de Investigação:

 

Marta Manso

Doutorada em Física pela FCUL. Professora auxiliar convidada na FBAUL e investigadora integrada do LIBPhys-UNL. A sua investigação incide na aplicação e desenvolvimento de métodos analíticos ao património cultural, artístico e industrial procurando dar respostas a questões sobre tecnologia de produção, conservação preventiva e autenticidade. Integra o comité científico do programa doutoral HERITAS da FCT. Investigadora Principal de um projeto da FCT/PT2020.

Área de especialização:

Física. Espectrometria de fluorescência de raios-X aplicada ao património artístico e cultural: caracterização de documentos gráficos.

Linha atual de investigação:

Aplicação e desenvolvimento de técnicas de analíticas ao estudo do património artístico e cultural.

 

Teresa Lousa

Docente do Grupo de CAP – FBAUL desde 2009, doutorada em Ciências da Arte e do Património (FBAUL, 2013), mestre em Teorias da Arte (FBAUL, 2005). Licenciatura em Filosofia (2000), investigadora integrada do CHAM, FCSH, Editora da Revista Art & Sensorium desde Jan. 2018, (UNESPAR- EMBAP). Publica com regularidade em Revistas Internacionais e Capítulos em livros e Antologias nacionais em torno de diversos temas no âmbito da Estética e das Teorias da Arte.

Área de Especialização:

Tratadística da Arte Portuguesa, Francisco de Holanda, Melancolia, Êxtase e Inspiração, Teoria do Génio, Sublime, Horror, Macabro, Arte contemporânea e pluralismo estético.

Linha actual de investigação:

Arte e Cultura Ibero-Americana, Arte Visionária, Estética e Filosofia da Arte, Arte Contemporânea.